Destaques do dia
Somente 8% dos crimes cometidos contra jovens são investigados no país
O Senado instalou, nesta quarta-feira (6), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o assassinato de jovens no Brasil. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) será a presidenta. O cargo de vice-presidente ficou com o senador Paulo Paim (PT-RS) e o de relator com Lindbergh Farias (PT-RJ).
Em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), autora do pedido de instalação da CPI, diz no que a comissão vai ouvir especialistas que trabalham com jovens vítimas de violência para formar um quadro da situação no Brasil. De acordo com dados apresentados pelo Senado, somente 8% dos crimes cometidos contra jovens são investigados no país.
Ela ainda destaca a importância de identificar se o jovem é vítima ou infrator, procurando buscar a origem da violência que vitima milhares de adolescentes.
A CPI terá o prazo de 180 dias de funcionamento. A proposta inicial é de que a comissão se reúna nas segundas-feiras às 19 horas com realização de audiências públicas. As audiências também poderão ocorrer em outros estados, o que deverá ser definido na próxima semana, em reunião sobre plano de trabalho do colegiado.
Mapa da Violência 2014
Os dados da violência contra a juventude no Brasil são escandalosos e pioram quando a estatística analisa as mortes de jovens negros. Considerando os dados de 2004 a 2007 percebe-se que o número de mortes da juventude negra supera o de mortos na guerra do Afeganistão. Sendo que as estatísticas mostram os jovens negros morrem 3,7 vezes mais que os brancos.
Fonte: Vermelho