Destaques do dia
Senado transfere para o dia 17 decisão sobre afastamento de Aécio Neves
A fim de evitar decisão imprudente e açodada, o plenário do Senado Federal adiou para o dia 17 de outubro a análise sobre o afastamento do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Pela decisão da Primeira Turma do STF (OFS 70/17), o senador também deve se recolher em sua residência durante a noite.
Foram 50 votos favoráveis ao adiamento e 21 contrários.
Na abertura da ordem do dia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), informou que foram apresentados quatro requerimentos para adiar a votação do ofício. Um dos requerimentos, da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), pedia que a matéria fosse submetida à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), antes de ser apreciada em plenário.
O debate foi acalorado, mas ao fim das falas dos senadores na tribuna da Casa, a maioria entendeu que a decisão mais prudente e sensata, com o propósito de não afrontar o Supremo foi adiar a decisão. Já que o STF vai votar em plenário, na próxima segunda-feira (11), se o Senado tem competência legal para rever a decisão sobre o senador de Minas Gerais.