Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

Destaques do dia

    Ovacionada em encontro, Dilma diz que defenderá mandato com “todos os instrumentos legais”

    A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (4) pela manhã, da 15ª Conferência Nacional de Saúde no centro de convenções Ulysses Guimarães em Brasília. A presidenta estava acompanhada do ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB-PI), e do ministro chefe da Casa Civil, Jacques Wagner (PT-BA).

    Durante o discurso, ao comentar sobre  pedido de abertura do processo de impeachment, Dilma recebeu o apoio maciço da plateia, mais de cinco mil pessoas, entre trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de representantes de entidades sindicais e movimentos sociais. Delegados da Conferência fizeram uma moção de apoio à presidenta e apresentaram em plenário, com o apoio de todos os participantes.

    Aplaudida e ovacionada por gritos de “não vai ter golpe”, Dilma disse que “pela saúde da democracia temos que defendê-la contra o golpe” e que defenderá o mandato com “todos os instrumentos legais”.

    Durante os quatro dias do evento os participantes debateram o subfinanciamento do SUS e temas relacionados ao direito à saúde, entre eles, a política de equidade e promoção de cuidado à diversidade para legitimar os direitos e garantias de pessoas pertencentes aos segmentos estigmatizados da população, como o público LGBT, negro e do campo.

    Na quinta-feira (3), o ministro da Saúde apresentou na Conferência um “Plano de Ação Integral à Saúde”, para a população do campo. Segundo a portaria assinada por Castro, em 90 dias, as mulheres do campo, da floresta e das águas terão atendimento integral nessas áreas para tratamentos diversos, incluindo casos de intoxicações e prevenção ao câncer. Haverá ainda a implantação de unidades móveis de tratamento odontológico.

    Agora à tarde, a plenária dos delegados votará as propostas apresentadas e às 18hs acontece a cerimônia de encerramento.

    Fonte: Portal CTB

< Voltar