Destaques do dia
Magnus Farkatt e Clemente Ganz analisam impacto da reforma trabalhista no sindicalismo
A conjuntura política e os efeitos das reformas de Michel Temer foi o tema da palestra do presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Orlando Silva, em sua apresentação no Encontro de Lideranças Sindicais nesta segunda-feira (18) na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
“Vivemos em um ambiente controlado por forças conservadoras”, destacou o parlamentar ao refletir sobre o atual cenário político-econômico que o país atravessa após o golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff da presidência do país. A segunda mesa da manhã foi coordenada pelo secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana e pela vice-presidenta da central, Ivânia Pereira.
Silva denunciou ainda a reforma da previdência. Para ele é preciso construir uma frente ampla de resistência a tais medidas. “É muito importante que possamos focar neste debate sobre a previdência que é mais um risco à classe trabalhadora”, frisou.
Outro tema abordado por ele foi o enfraquecimento do direito do trabalho. “O judiciário tem sido instrumentalizado para operar contra os trabalhadores. O que está na pauta é o estrangulamento da justiça do trabalho”, alertou. Para ele, a unidade da classe trabalhadora é fundamental para não deixar os retrocessos avançarem.
Os debates seguem nesta tarde com a presença do assessor jurídico da CTB, Magnus Farkatt e do advogado Eymard Loguércio que falaram sobre a reforma trabalhista.
Programação:
14h00 – Reforma Trabalhista e suas Consequências para o Movimento Sindical
Palestrante: Drº. Magnus Farkatt
15h00 – Inconstitucionalidades da Reforma Trabalhista
Palestrante: Drº. Eymard Loguércio
17h00 – Encerramento
O evento acontece na sede própria da CTB (Rua Cardoso de Almeida, 1843).
Portal CTB