Destaques do dia
Construção civil em Salvador já demitiu 4 mil
A Construção Civil em Salvador enfrenta uma das piores crises de sua história neste ano de 2015, com o mais baixo desempenho dos últimos vinte anos. Até maio, apenas 294 imóveis foram lançados na cidade, o que representa apenas 20% do total de imóveis lançados na Bahia em 2015.
Tradicionalmente Salvador responde por mais de 50% dos lançamentos de imóveis na Bahia. Em todo o estado foram lançados 1404 imóveis, mostrando que os empreendedores estão investindo mais no interior do que na capital.
Segundo a Ademi – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, até maio foram vendidos em Salvador 1434 imóveis, representando 54% do total vendido no Estado e mostrando que as empresas estão mais interessadas em desovar o estoque do que investir em novos projetos.
Por conta disso, este ano a Construção Civil já eliminou 4,1 mil postos de trabalho com carteira assinada em Salvador e nos últimos doze meses esse número chega a 7,8 mil, segundo dados do Ministério do Trabalho.
A expectativa é que a aprovação do projeto que diminui o valor da outorga onerosa, que é o valor pago à Prefeitura pelos empreiteiros para aumentar a área construída no terreno, possa estimular um número maior de lançamentos até o final do ano, mas a pouca disponibilidade de crédito e a baixa demanda não deixam muitas esperanças de que o setor possa melhorar o desempenho no segundo semestre.
Fonte: Bahia Notícias