Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

Destaques do dia

    VI Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB discute alternativas para retomada do setor

    LOGO do 6º Encontro do Ramo da Construção 2017

     

     

    Paralelo aos debates  do 4º Congresso Nacional da CTB, que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, na Bahia, dirigentes do ramo da construção de todas as regiões do país, estarão reunidos nesta quarta-feira (23), no Hotel Vila Velha, em Salvador, durante o VI Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB, para debater e apontar saídas para retomada do desenvolvimento do setor.

    A indústria brasileira passa por um momento de grande dificuldade. O ramo da construção, que historicamente é um impulsionador de emprego, enfrenta uma crise sem precedentes.  No primeiro trimestre de 2017, o patamar de desemprego foi de redução de 749 mil vagas em todo o país,  o que representa uma queda bastante significativa de 9,7% em relação ao ano anterior.

    “O momento que estamos enfrentando no país é muito delicado. Nunca antes vivenciamos tantas ofensivas aos trabalhadores (as) e à sociedade. As reformas trabalhista e previdenciária, aliadas a política nefasta do governo Temer de enfraquecimento da indústria nacional, são sem dúvida, os maiores  ataques aos direitos constitucionais e dos trabalhadores (as)”, enfatiza o coordenador Nacional do Ramo da Construção da CTB, Raimundo Brito.

    O impacto da Reforma Trabalhista na ação sindical também será cerne dos debates no encontro. “Este é o momento ideal para discutirmos estratégias de fortalecimento das entidades sindicais do ramo da construção. Há um capitulo da reforma todo dedicado a enfraquecer os sindicatos, diminuindo e por que não dizer eliminando, o poder de negociação destas entidades. Por isso precisamos estar com discurso e ações bem alinhadas para combater estas mazelas”, acrescenta Brito.

    O evento que contará com a presença da secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana, representantes de federações nacionais de trabalhadores (as) da construção dos estados de São Paulo, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, de entidades internacionais como a União Internacional de Trabalhadores da Construção, da Madeira, dos Materiais de Construção e das Indústrias Aliadas (UITBB, sigla em inglês),  a Federação Latino Americana de trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção – Flemacon, além de dirigentes de todo o estado da Bahia.

     

    Durante o encontro serão retiradas propostas de enfrentamento à crise da indústria nacional – onde se inclui a indústria da construção – que serão apresentadas durante o 4º Congresso Nacional da CTB.

     

    Programação

     

    09:00 – ABERTURA

                COORDENAÇÃO DO RAMO

                FETRACOM

                FLEMACON            

                UITBB

                CTB NACIONAL

    09:30 – CONJUNTURA NACIONAL

    PALESTRANTE: OLÍVIA SANTANA – SEC. ESTADUAL DO TRABALHO, EMPREGO E RENDA

    10:30 – INTERVALO

    10:45 – SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

                PALESTRANTE: DIEESE

    12:00 – ALMOÇO

    14:00 – INFORMES INTERNACIONAIS

    15:30 – APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DA RESOLUÇÃO DO ENCONTRO

    16:30 – ATO DE SOLIDARIEDADE

     

    SERVIÇO

    O QUE: VI Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB

    QUANDO: 23 de agosto, das 09h às 17h

    ONDE: Auditório do Hotel Vila Velha, localizado na Av. Sete de Setembro, 1971, Corredor da Vitória, Salvador – BA

< Voltar