Protesto contra independência do Banco Central é nesta quinta-feira
Em greve desde a última terça-feira (30), bancários de todo Brasil participam, nesta quinta-feira (02), de um protesto contra a autonomia do Banco Central. Na opinião da categoria dar independência ao BC é entregar nas mãos do mercado financeiro o comando da política macroeconômica do país.
Os protestos acontecem em frente às representações do BC nas capitais. Além de Salvador, que contou com a participação do secretário geral da FETRACOM-BA, José Nilvalto Lima, também participam São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belém.
A medida, que está explicitada no programa de governo da candidata Marina Silva, coordenado pela herdeira do Itaú, Maria Alice Setúbal, e que tem sido defendida pelos principais assessores econômicos de Aécio Neves, reduzem, claramente, a atuação dos bancos públicos, essenciais para o desenvolvimento do país.
Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia em 2001, também alertou para os perigos da medida: “Na melhor das hipóteses, essa posição é questionável. Na crise, os países com bancos centrais menos independentes como China, Índia e Brasil fizeram muito, mas muito melhor mesmo do que os países com bancos centrais mais independentes, caso da Europa e dos Estados Unidos”, disse em palestra recente na sede do BC da Ìndia. – See
Em São Paulo, o ato acontece em frente à sede do BC, localizado na avenida Paulista nº 1804, a partir das 10h e deve contar com o apoio das Centrais Sindicais, diversas categorias, sindicatos e entidades dos movimentos sociais.
Portal CTB
