Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

    Metalúrgicos do ABC usam futebol para explicar retirada de direitos por Temer

    reforma futebol

     

     

    Sindicato dos Metalúrgicos do ABCpublicou um vídeo nas redes sociais mostrando como o governo de Michel Temer avança contra direitos da classe trabalhadora. O material é uma forma de informar e mobilizar os trabalhadores contra as reformas trabalhistas, defendidas pelo governo Temer. Em linguagem didática, toda a exposição é mostrada  em uma partida de futebol para entender o que “está em jogo”.

    No começo da “partida”, o time dos trabalhadores está no ataque e logo marca o primeiro gol: Fundo de Garantia, direito a férias e a 13º salário. “Quando se junta no ataque, a conquista do trabalhador é certa”, diz o narrador.

    Em mais um ataque, o time dos trabalhadores marca um novo gol, agora representado pela licença-maternidade e o adicional de insalubridade. Entretanto, após o lance, o comentarista do vídeo alerta para uma nova tática utilizada pelo time dos patrões para frear os avanços dos trabalhadores. “Tem uma movimentação aqui. O time dos patrões estão chamando reforços e vão tentar uma tática nova: a reforma trabalhista.”

    “Agora vem os patrões fazendo acordo no Congresso, uma tabelinha com o governo e em apenas um ataque eles vão retirando diversas conquistas dos trabalhadores”, narra o locutor. Após a jogada, o placar favorável dos empregados diminui com o fim do Fundo de Ggarantia, o direito a férias e o aumento da jornada de trabalho. “A regra é clara! Só vão tirar os direitos, se a reforma trabalhista passar no Congresso”, alerta.

    No encerramento, o vídeo afirma que com a proposta do governo Temer, as negociações entre patrões e empregados serão “ainda mais injustas”, pois irão tirar diversos direitos garantidos na CLT e na Constituição Federal.

    Assista:

     

    http://www.youtube.com/watch?v=johgpStTvNE