Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

    Mato Grosso do Sul: Sindicato vai distribuir bananas nos canteiros de obras

     

     bananas-925216

     

     

    Em protesto aos empresários da construção civil de Campo Grande, o Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande) vai distribuir bananas aos trabalhadores na segunda-feira. A intenção é mostrar aos operários que é isso (banana)  que os patrões estariam oferecendo à classe na mesa de negociação salarial e da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/15, que já deveria estar em vigor desde 1º de março.

    “Os empresários da construção civil de Campo Grande estão dando banana para os trabalhadores. Ou seja, não estão nem aí com nossas reivindicações que são salários decentes e condições de trabalho dignas”, argumentou José Abelha Neto, presidente do Sintracom CG/MS.

    Junto com as bananas a direção sindical, junto com alguns trabalhadores, vão distribuir também um panfleto explicativo do protesto. A entidade de classe quer que os operários da construção civil se preparem para uma possível paralisação geral, caso os patrões continuem desrespeitando a categoria na mesa de negociação, não oferecendo nenhuma contraproposta aos 30% de reajuste dos pisos e 15% para quem ganha acima do piso.

    Além dos percentuais sobre os salários, os trabalhadores querem também gratuidade nas refeições (almoço) oferecidas pelas empresas; participação no lucro; prêmio por assiduidade e redução do período de experiência de 90 para 60 dias. “São propostas razoáveis que valorizam e dignificam o empregado, que é, de fato, o maior patrimônio das empresas”, afirma Abelha Neto.

    Fonte:  O Estado de MS