Destaques do dia
Indústria baiana cresce 2,5% em janeiro, mas cai em relação ao ano passado
A produção industrial na Bahia cresceu 2,5% em janeiro de 2014, em relação ao mês de dezembro de 2013, um pouco abaixo da média nacional de Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 0,2% no índice mensal, a segunda taxa negativa consecutiva. Nessa comparação a indústria nacional caiu 2,4%. Nos últimos doze meses a indústria baiana ainda apresenta crescimento de 3,1%.
A redução na produção industrial baiana em janeiro, em relação a igual mês do ano anterior foi puxada pelo setor de veículos automotores que apresentou uma queda expressiva de -66,4%. Mas a atividade de alimentos e
bebidas também caiu 14,3%, bem como celulose, papel e produtos de papel (-8,8%), metalurgia básica (-11,4%) e borracha e plástico (-15,1%).
Em termos positivos, registrou-se um crescimento de 8,4% no setor de produtos químicos e de 12,3% no refino de petróleo e produção de álcool.
Houve também avanços vindos da indústria extrativa (6,1%) e de minerais não-metálicos (9,3%), explicados, em grande parte, pelo aumento na produção de minérios de cobre e óleos brutos de petróleo; e de ladrilhos e placas de cerâmica para pavimentação ou revestimento, respectivamente.
Fonte: Bahia Econômica