Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

Destaques do dia

    Via Expressa aparece como solução para mobilidade urbana de Salvador

    Via-Expressa-Baía-de-Todos-os-Santos-4(1)

    A um passo de ser entregue em definitivo a Via Expressa, uma das maiores obras viárias de Salvador dos últimos anos surgiu proposta logística para dinamizar o escoamento de produção do interior do Estado e hoje é a esperança das autoridades públicas para acabar com os problemas de mobilidade urbana de Salvador.

    As áreas que devem ser mais afetadas são a Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Largo Dois Leões e Baixa de Quintas, onde o trânsito vai fluir  com mais facilidade, longe dos grandes engarrafamentos. Se na estrutura viária de hoje trafegam na avenida do Bonocô (da Fonte Nova para o Iguatemi) cerca de 2.030 veículos de carga/dia, sendo 1569 caminhões e 461 carretas, com a Via Expressa o fluxo estimado para a nova avenida é de pelo menos 3.500 veículos de carga/dia. Somam-se a esses caminhões e carretas que circularão no novo elo logístico integrador outros 59,5 mil veículos leves e ônibus, o que deve gerar uma média de 63 mil veículos por dia na via, liberando o fluxo no trânsito de hoje.

    Hoje, após dois anos com obras de ampliação da capacidade do porto e investimentos na dragagem de aprofundamento para 15 metros, os empresários do setor entendem que será vencida a barreira que faltava, para o crescimento do porto. Com 4.3 km, ligando a BR-324 ao bairro do Comércio, a Via Expressa vai abrir caminho livre para o primeiro porto na Região Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de frutas.

    A obra executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder está em fase final, segundo o secretário Rui Costa, que acompanhou e deu nova celeridade ao projeto nos dois últimos anos, representando um investimento de R$ 480 milhões. O investimento foi feito em parceria estabelecida pelo governo do estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Infraestrutura (Seinfra), com o governo federal. A Via Expressa é considerada uma das principais intervenções do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no Ministério dos Transportes, com acompanhamento do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

    Fonte: Bahia Econômica

< Voltar