Destaques do dia
CTB participa de reunião do Conselho Nacional de Saúde sobre o combate ao Aedes aegypti
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, participou nesta terça-feira (02), da 277ª Reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que debate o papel ativo que o Controle Social assume na campanha que está sendo realizada para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika.
O encontro se encerra na quarta-feira (03) e irá avaliar também o Plano de Valorização dos Agentes de Saúde e Endemias, a ser apresentado pelo Ministério da Saúde (MS).
De acordo com Elgiane Lago, secretaria de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e da CTB, a reunião visa debater, principalmente, de que forma o Conselho Nacional de Saúde pode ajudar no combate em parceria com a população. “Acredito que a CTB não pode se furtar de atuar e incentivar esta ação. A situação é grave e não se sabe ainda as reais consequências”, afirmou a dirigente.
Combate e prevenção
Desde dezembro, os 266 mil agentes comunitários de saúde reforçam o combate ao Aedes aegypti nas residências. Eles se juntaram aos 46 mil agentes de combate às endemias, que já realizam o serviço junto à comunidade. Além disso, 1.837 militares das forças armadas estão reforçando, em 14 estados, as ações de eliminação dos focos do mosquito da dengue.
De acordo com o ministro, a meta é que as campanhas de esclarecimento baixem o percentual de imóveis com focos do mosquito, dos atuais 3% dos imóveis visitados para 1%.
Além disso, o governo federal convocou um esforço nacional para que todas as casas do país sejam visitadas para eliminação dos criadouros. As visitas domiciliares são essenciais para o combate ao vetor. No contato constante com a população, os agentes de saúde incentivam os moradores a atuar de forma permanente para evitar depósitos de água nas residências.
Cinthia Ribas – Portal CTB
Fonte: Portal CTB