Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

A palavra é sua

    DEBATE ABERTO

    * Miraldo Vieira –  Agora sim! Bahia e Sergipe

     

     

    Motivados pela inesquecível “Revolta dos Peões”, ocorrida em outubro de 1989, movimento que derrubou no ano seguinte os pelegos do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Salvador e em razão do isolamento sindical das entidades no Estado, que sofria por uma hiperinflação medindo 1.158,0% naquele ano, os dirigentes sindicais do ramo da construção se reuniram nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 1991 com apenas um único objetivo: mobilizar as bases para a campanha salarial de 1992.

    O sucesso do encontro foi tão grande que o também inesquecível e sábio Washington José de Souza, então presidente do SINTRACOM-BA e militante da Corrente Sindical Classista, propôs e depois foi aprovada por unanimidade, a criação da Federação dos Trabalhadores da Construção e da Madeira no Estado da Bahia, FETRACOM-BA. Esse debate foi intenso porque naquele momento existiam duas propostas apresentadas pelos dirigentes da Corrente Sindical Classistas, uma de fundar a Federação dos estados da Bahia e Sergipe  – e teria que ser em outro momento para trazer os dirigentes sergipanos  –  e a outra de unificar as datas-bases e, consequentemente, os salários a nível estadual.

    Nestes quase 25 anos de existência, as resoluções de uma reunião que virou congresso, foram objeto de lutas incansáveis dos dirigentes da FETRACOM-BA nos importantes mandatos sindicais de Washington Souza (1991 a 1999, dois mandatos e meio); Pedro Paulo (1999 a 2000, vice-presidente que concluiu o 3º mandato em razão do falecimento de Washington); Raimundo Brito (2000 a 2006, dois mandatos); José Nivalto (2006 a 2012, dois mandatos) e Edson Cruz dos Santos, atual presidente que tomou posse em 2012 para o mandato de 04 anos.

    Estes mandatos foram importantes e decisivos para se alcançar primeiro- a união do grupo da construção no Estado da Bahia; segundo – a construção de uma hegemonia (todos os sindicatos do ramo da construção civil, cimento cal e gesso, mármores e granitos, artefatos de cimento e de móveis de madeira na Bahia, se filiaram a FETRACOM-BA, mesmo os que não estavam no congresso de Fundação); terceiro- a contribuição dada e em muitos casos patrocinada pela Federação, para a renovação de quadros nas diversas entidades sindicais. O que possibilitou o amadurecimento dos dirigentes e possibilitou também a construção de manifestações estaduais e, consequentemente, a conquista da unificação da data-base, a unificação dos salários e mais recente a extensão de base territorial para o Estado de Sergipe.

    Maior conquista política em 25 anos

    A decisão do SINTRACON-SE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Sergipe) de se filiar à FETRACOM-BA, após inúmeras tentativas de aproximação com diretorias passadas, pavimentou e solidificou o caminho para a realização da maior conquista política de nossa FETRACOM-BA  em seus 25 anos de existência. Conquistamos o cumprimento de 100% das resoluções aprovadas no congresso de fundação de nossa entidade de grau superior.

    Se não fosse a ganância e a exploração patronal, poderíamos dizer que a FETRACOM-BA alcançou os objetivos do primeiro congresso (o congresso de fundação). Podemos dizer que concretizamos o plano de lutas, mas a classe trabalhadora vem sendo achatada ao longo de décadas, vidas sendo ceifadas pelo pouco ou quase nenhum investimento na prevenção de acidentes de trabalho, ações empresariais para diminuir direitos duramente conquistados e ações governamentais exigem de nós, dirigentes da recente FETRACOM/BASE, uma atuação cada vez mais firme na defesa dos direitos e dos interesses de nossa classe.

    Deste modo, não tenhamos dúvidas que temos ainda muito caminho a percorrer, muita luta a ser travada, e a união de baianos e sergipanos, sem sombra de dúvidas irá fortalecer esta luta. Esta união possibilitará o avanço político, organizativo e o mais importante: a troca de experiências para todas entidades que compõem a FETRACOM-BASE, que faz dela uma entidade promissora, capaz de renovar a cada ano as conquistas obtidas pelos operários (as) da indústria da construção e do mobiliário.

    Estamos caminhando para o 9º Congresso de nossa Federação (maio/2016), tenho certeza que novos compromissos serão apontados, quem sabe não iremos percorrer a outras unificações (mobilizações Bahia e Sergipe; data-base Bahia e Sergipe; salários Bahia e Sergipe etc. etc.). Sejam muito bem-vindos companheiros sergipanos. Viva a extensão de base Bahia e Sergipe.

     

    * Miraldo Vieira da Silva é secretário geral da CONTRICOM (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário) e secretário de Imprensa e Comunicação da FETRACOM-BA

< Voltar