Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

Destaques do dia

    Centrais lançam movimento pela retomada do crescimento nesta quinta-feira (03)

     

    centrais desenvolvimento

     

     

     

     

    Na próxima quinta-feira (03), as Centrais Sindicais realizam em São Paulo um ato para apresentar documento que propõe agenda pela retomada do crescimento com o objetivo de sensibilizar governo, empresários, instituições e sociedade civil para a causa. É o lançamento oficial do movimento para “Recuperar e Fortalecer os Empregos no Brasil”.

    No dia 9 de dezembro o documento será entregue à presidenta Dilma Roussef. No Rio de Janeiro, o ato acontece um dia antes (08), e deve reunir trabalhadores de vários estados do Brasil.
    A ação do movimento se apoia em quatro propostas fundamentais: retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento social; geração de empregos; destrave dos investimentos em infraestrutura (como o PAC, por exemplo), dos investimentos da Petrobras, recuperação da capacidade produtiva e operacional dos setores da Construção e Naval e a preservação e fortalecimento da capacidade de engenharia nacional.

    Adilson Araújo, presidente da CTB, destaca que o compromisso nacional é sair do olho do furacão. “Não existe outra solução que não seja a retomada das grandes obras do PAC e do Pré-sal, e a Petrobras retomando os investimentos no país”, afirmou o sindicalista.

    Outro foco do documento é que a investigação da operação lava-jato possa prosseguir sem paralisar as operações das empresas referenciais para a economia brasileira, como a Petrobras. São pelo menos 29 empresas nessa situação, o que tem gerado demissões em massa.

    Para Adilson Araújo, a instabilidade alimentada pela direita que não aceitou o resultado das eleições que reelegeram a presidenta Dilma, pode levar o país a uma profunda recessão. “E a seletividade da lava-jato tem contribuído para essa tentativa de sangrar a presidenta e ferir a democracia e o legado de conquistas no plano econômico e social que conseguimos até então”, ressaltou Adilson.

    O movimento deverá atuar ainda como um fórum com ampla participação do movimento sindical e promovendo a interlocução com o empresariado e também potencializando o diálogo com a sociedade.

    Acesse o documento na íntegra aqui.

    Serviço:

    Lançamento do movimento para “Recuperar e fortalecer os empregos no Brasil”
    Dia 3 de dezembro
    Hora: 10h
    Local: Centro Social Hakka Brasil (Rua São Joaquim, 460 – Liberdade) Próximo ao metrô Liberdade – São Paulo

    Mobilização para o fortalecimento do setor de Petróleo, gás, construção e Naval
    8 de dezembro
    Local: Rio de Janeiro

    Fonte: Portal CTB

< Voltar