Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

Destaques do dia

    Produção industrial cai em seis locais pesquisados pelo IBGE

    Termômetro da tão propalada recuperação da economia, a produção da indústria brasileira caiu em seis dos 14 locais pesquisados entre julho e agosto, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem do sétimo para o oitavo mês deste ano, a produção industrial do país registrou recuo de 0,8%.

    As informações estão na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados nesta terça (10), no Rio de Janeiro. Eles indicam que a queda mais intensa se deu em São Paulo, o maior parque fabril do país, onde a indústria recuou entre julho e agosto 1,4%, mesmo percentual do recuo do Rio Grande do Sul.

    Já os estados cujas taxas negativas ficaram abaixo da média nacional de -0,8% foram Minas Gerais e Pará, onde a retração industrial foi de 0,7% para ambas as regiões; Paraná (-0,4%) e Ceará (-0,1%). Em Santa Catarina a produção ficou estável (0,0%).

    Na outra ponta, as maiores altas do mês foram no Espírito Santo (7,5%) e na Bahia (4,9%), com Amazonas (3,2%), Rio de Janeiro (2,4%), Pernambuco (1,8%), Região Nordeste (0,4%) e Goiás (0,1%). Santa Catarina teve variação nula (0,0%). Quando comparado ao mesmo período de 2016, houve alta em 13 dos 15 locais.

    Nessa base de comparação, a produção do setor apresentou crescimento de 4% pela média nacional. Mas Rio de Janeiro (-1,8%) e Rio Grande do Sul (-2%) apresentam queda da produção industrial em agosto, perante um ano antes.

    Do Portal Vermelho, com Valor Econômico

< Voltar