Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

Destaques do dia

    Câmara aprova projeto que determina jornada de seis horas para operadores de telemarketing

    A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou nesta quarta-feira (04/10) o Projeto de Lei Nº 431/2015, da deputada Alice Portugal, que trata da duração da jornada máxima de trabalho dos operadores de telemarketing e teleatendimento. O projeto prevê uma jornada de trabalho de seis horas diárias e trinta e seis horas semanais.

    A proposta foi apresentada diante da assustadora a repercussão na saúde física e psíquica desses profissionais pelas péssimas condições de trabalho que eles são submetidos.

    O setor de telemarketing é um dos maiores geradores de emprego no país, principalmente para a faixa etária dos 18 aos 26 anos, sendo, na maioria dos casos, a primeira oportunidade profissional dos jovens.

    No entanto, as atuais condições de trabalho na área de telemarketing e teleatendimento tem sérios impactos negativos na saúde física e psíquica dos operadores. Além das condições inadequadas de trabalho, esses trabalhadores ainda são submetidos a “assédio moral e absurdas exigência de produtividade”. Além da inquestionável melhoria na condição individual dos trabalhadores, o impacto coletivo da medida, já que a categoria tem registrado uma expansão permanente, com previsão de ter atingido no ano passado um milhão de operadores em atividade no País.

    “Trata-se de uma categoria profissional em expansão. A alteração propõe a jornada de trabalho máxima de seis horas para esta categoria, consoante com a jornada dos trabalhadores em telefonia, telegrafia submarina e subfluvial, de radiotelegrafia e radiotelefonia. Continuamos na luta pela aprovação da matéria na Câmara e no Senado”, afirmou Alice Portugal.

    O projeto está apensado a Projeto de Lei Nº 6.875/2013, aprovado pela Comissão. Agora as matérias seguem para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

     

    Fonte: Portal CTB

< Voltar