Filiada à:
CTB FSM Contricom UITBB FLEMACON DIEESE
71
3321.3909

Destaques do dia

    Bolsa Família: 93 mil beneficiários devem se recadastrar em Salvador

    Cerca de 92.950 beneficiários do Programa Bolsa Família deverão atualizar seus dados cadastrais, ao longo de 2014. A atualização dos dados é obrigatória a cada dois anos, conforme determina o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Para facilitar o atendimento aos beneficiários, a SEMPS estabeleceu um cronograma de atendimento observando o Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. No mês de janeiro, por exemplo, deverão comparecer aos postos de atendimento da SEMPS os 13.300 beneficiários com cartão do NIS com final 1.

    A data limite para o recadastramento obrigatório é 18 de dezembro, mas a sub – secretária da SEMPS,Tatiane Matos pede, “encarecidamente” que os beneficiários atentem para o mês indicado pela Secretaria, para evitar contratempos e a formação de filas nos postos de atendimento:“ É simples seguir nosso cronograma de atividades. Basta observar o último número do NIS. Se for o numero 4 o beneficiário deve comparecer em abril, se for seis deve comparecer em junho, e assim por diante. Temos condições de atender sem problemas todos os beneficiários desde que venham aos postos nas datas adequadas”.

    Nos primeiros dias de janeiro, a Coordenadoria de Gestão de Benefícios, da SEMPS, responsável pelo atendimento, constatou que centenas de pessoas que já haviam realizado o recadastramento voltaram aos postos, pois, continuam recebendo  cartas do Ministério do Desenvolvimento Social no extrato de pagamento a informação de que devem atualizar seus dados. Para evitar que o problema continue se repetindo, causando filas e desconforto para os beneficiários, o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, vai ao MDS, na próxima semana, levando o relatório atualizado da Secretaria e cópias dos extratos que as pessoas continuam recebendo embora esteja com seus dados atualizados.

     

    “ Por alguma falha no sistema do MDS, presumo, muitos beneficiários  em dia com suas obrigações continuam sendo chamados para o recadastramento. Para se ter ideia da defasagem de informações, aproximadamente 20% das  pessoas que atualizaram o cadastro entre os meses de novembro e dezembro de 2013 permanecem no sistema como “ pendentes de atualização”. Essa falha deve ser corrigida, pois nos causa uma série de problemas nos pontos de atendimento”, argumenta o secretário.

     

    Fonte: Bahia Econômica

< Voltar