Há 40 anos sem concorrência, salvador espera a licitação do transporte público
Faltando apenas 9 dias para vencer o prazo para a licitação do transporte público de Salvador, a Prefeitura ainda não anunciou a data para o lançamento do edital.
No Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o Ministério Público da Bahia e a Prefeitura de Salvador ficou ajustado que a licitação de ônibus deveria ser feita até o dia 31 de outubro deste ano.
Ontem o Secretário Municipal de Transporte, José Carlos Aleluia, disse que o modelo de licitação proposto para o transporte público de Salvador será apresentado pela Prefeitura de Salvador aos vereadores. Aleluia havia previsto que o edital estaria disponível para consulta pública em setembro.
O novo modelo é esperado com expectativa, afinal, há mais de 40 anos o sistema de transporte público de Salvador não é objeto de licitação.
Inicialmente o modelo proposto previa um redesenho completo das linhas de ônibus de Salvador e a renovação da frota. Mas não se sabe se esse modelo inicial foi mantido.
Os estudo iniciais apontavam para a divisão da cidade em três áreas: Área 1: do Subúrbio Ferroviário até o Comércio; Área 2: de Cajazeiras até o Iguatemi, passando pela Avenida Paralela, Mussuranga e Sussuarana; Área 3: que cobrirá toda a região da orla atlântica até o Centro. A inovação era que cada uma dessas áreas ficassem sob a responsabilidade de um grupo de empresas consorciadas.
Há expectativa também na posição do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador que admitiu discutir posteriormente a suposta dívida de R$ 600 milhões que a Prefeitura teria com o sindicato. Embora uma decisão favorável da Justiça sobre esse ponto impedisse a realização de licitação para renovar o sistema de transporte, essa suposta dívida nunca foi provada pelo sindicato.
Fonte: Bahia Econômica